domingo, 19 de maio de 2013

Pentecostes - Reflexão


(Para todos(as) os meus irmãos e amigos, especialmente àqueles que têm se colocado como amigos mais chegados que um irmão)

Hoje relembramos o Pentecostes - uma das principais festas judaicas, e conforme o registro de Lev. 23.16 combina culto e gratidão a Deus pelas bênçãos dos frutos e da colheita para a provisão material.

No Cristianismo essa data está associada à provisão da presença do Espírito Santo na vida da Igreja, marcando cada crente com um renovo de fé, esperança e segurança em Deus.

Gosto de pensar essa celebração, como cristão, a partir do testemunho de João Batista, que disse: “Eu batizo com água, mas o Filho de Deus vos batizará com o Espírito Santo” (JO 1.26-34). É ele quem anuncia a nova dimensão da Igreja. O salto do ritualismo à essência da fé; da mera tradição para a internalização do Cristo, da mudança de conteúdo - esvaziamento de si para se revestir de Deus; Da ignorância da letra (lei que mata) para uma vida no Espírito que vivifica, que produz, que dá dons, que traz consciência de pecado, mas que nos encaminha pela trilha do perdão. Pentecostes: cinquenta dias após a páscoa e uma eternidade na doce presença do Espírito de Deus. Que Deus abençoe a todos.

Abraço e beijo,

em Cristo Jesus.

Pr. Jailson